sábado, 2 de julho de 2011

5 minutosjp@jornaldopovo.com.br


02/07/2011
Três perguntas para Jorge Angelo Dias Barros
por Redação (jp@jornaldopovo.com.br)
Sargento do Corpo de Bombeiros

O fogão a lenha oferece risco?
"Com certeza. No inverno, muita gente aproveita para utilizar o fogão a lenha para cozinhar, pois ao mesmo tempo ele pode esquentar a casa. Mas o cuidado é essencial e deve ser redobrado para evitar acidentes. Os pais devem ficar atentos para evitar que crianças se aproximem do fogão, pois a chapa quente pode causar queimaduras em caso de contato".
Muita gente seca roupas perto do fogão a lenha. Isso é correto?
"Não. Apesar de isso ser uma prática comum em muitos lares nos dias úmidos, não é recomendado. Esse costume deve ser evitado, pois existe perigo da roupa secar e incendiar. A gente sabe que esta prática é adotada por necessidade, mas não é adequado. Secar a lenha dentro do fogão também deve ser evitado para não correr risco de causar um incêndio".
Como deve ser o piso onde é instalado o fogão a lenha?
"O pessoal deve procurar não colocar o fogão em pisos de madeira. A queda de um toco de brasa pode acabar provocando um incêndio. Além disso, não é recomendado deixar tapetes em frente ao fogão, assim como devemos evitar usar pano de prato para decoração. Outro cuidado importante é não deixar frigideira com óleo ou banha por muito tempo sobre a chapa com o fogo aceso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário